O que a gente faz

Tudo o que fazemos está ligado ao nosso chamado missionário e social.

O CISFAC é uma instituição que procura atender as carências e necessidades de crianças e jovens das comunidades do Itapoã e de Rajadinha da forma mais integral e ampla possível.
Todas as atividades elencadas abaixo, já estiveram em pleno funcionamento, nas duas unidades do CISFAC, variando de uma para a outra, porém sempre muito ativas e relevantes para essas comunidades.

Entretanto, infelizmente por falta de recursos, a grande maioria destas atividades precisaram ser suspensas a partir do ano de 2020, temporariamente, restando atualmente apenas a atividade da Escola de Música do Itapoã, que continua as suas atividades a todo vapor.
A unidade de Rajadinha foi completamente suspensa, aguardando melhores perspectivas de novas possibilidades de entrada de recursos financeiros para ter condições de retornar.

Seguimos confiantes de que tão logo seja possível, todas as atividades das 2 unidades do CISFAC estarão novamente em funcionamento.

Contamos com a colaboração de todos que puderem e quiserem para que essa triste realidade volte ao que já foi, muito em breve. As informações para quem quiser ajudar ou se envolver de alguma maneira, estão na aba Faça Parte.

Contamos com vocês!

 


 

 

Reforço Escolar

Você já ouviu falar na geração “nem, nem”? São mais de 10 milhões de jovens brasileiros que nem estudam, nem trabalham. Os críticos dizem que uma das causas é a evasão escolar, gerada for fatores como transtornos de aprendizado, repetência e falta de acompanhamento. O dado do Ministério da Educação é assustador: cerca de 50% dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos não terminam o ensino médio.
Para mudar essa situação, o Cisfac investia no reforço escolar e oferecia às crianças do Itapoã e Rajadinha apoio psico-pedagógico educacional, acompanhamento e monitoramento do rendimento escolar. As histórias de superação são impressionantes. Venha conhecer e participar!

 


 

 

Escola de Música

A Escola de Música Maestro Emilio de Cesar é totalmente gratuita. O projeto atende hoje mais de 200 alunos entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Eles têm aulas de violino, viola, violoncelo, clarineta, musicalização, entre outros instrumentos.
Com a escola, criamos também a primeira Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil do Itapoã. A Orquestra Som da Esperança é um sonho que está sendo realizado desde 2011. No momento, a orquestra é composta apenas das cordas com clarineta e flautas doce, mas a intenção é chegar ao quadro completo de uma orquestra com todos os naipes: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão. Além disso, existe também um sonho de se criar uma Escola de Luteria no Itapoã, onde será possível formar profissionais especializados no conserto de instrumentos musicais. Confira os vídeos de apresentação da orquestra e dos alunos, bem como das atividades produzidas no Centro Cultural do Itapoã, através das abas Centro Cultural e Novidades.

 


 

 

Banda Marcial

A música mexe com crianças, jovens e adultos. Com a Banda Marcial, nossos alunos tinham a chance não apenas de treinar mais um instrumento musical, mas também de desenvolver disciplina, obediência, pontualidade, trabalho em equipe e comportamento cívico. A Banda Marcial atendia a mais de 50 alunos, sob a supervisão do Coronel Marcos.

 


 

 

Informática

A inclusão digital não poderia ficar fora de um projeto que tem como objetivo a formação de crianças e o estímulo comunitário. Por isso, com o apoio de empresas parceiras, que doam equipamentos, técnicos que dão manutenção e professores voluntários, podemiamos aumentar as as perspectivas de inserção de jovens no mercado de trabalho ao oferecer aulas de informática para alunos de várias idades.

 


 

 

Futebol

O país do futebol nutre o sonho de milhares de jovens nas comunidades carentes. É por isso que ao pensar nas crianças do Itapoã e de Rajadinha, pensamos também em desenvolver a atividade da Escolinha de Futebol. Em parceria com a Administração Regional da Cidade, utilizávamos o campo de grama sintética que fica à beira da rodovia DF 250, em frente ao balão de acesso ao Itapoã e atendíamos a mais de 50 alunos.

 


 

 

Projeto Mãos de Mães e Amigas

Através do Projeto Mãos de Mães e Amigas, a ação comunitária era ampliada até a célula familiar, com o objetivo de abranger as mulheres do Itapoã e de Rajadinha. O projeto previa a promoção de cursos de diversas áreas e a capacitação de mães na confecção de peças artesanais e bordado, contribuindo, desta forma, com mais uma alternativa de renda familiar.

Saiba mais, clicando aqui.

  

 


 

Centro Cultural

Além de tudo isto, o Cisfac ganhou um espaço a mais em 2019: o Centro Cultural Cisfac. Um espaço de oficinas, apresentações culturais, música, cinema, debates e arte, juntando tudo de melhor que a comunidade tem. Confira mais aqui.

 


No Cisfac, sempre há muitas novidades! Confira aqui.